Parada respiratória: médicos e equipes recebem treinamento realístico

Nas últimas semanas, a Unimed capacitou profissionais para situações de urgência e emergência com parada respiratória. "Muito além de cumprir requisito da certificação ONA, o treinamento foca no preparo para um cuidado qualificado e ágil, que garanta a segurança do paciente", observa Érika Dornelas (Qualidade), que coordenou as atividades. As instruções foram multiplicadas não só para quem atua na assistência dos recursos próprios, mas também para áreas administrativas, com simulação realística.

A capacitação foi dividida em aulas de suporte básico de vida para leigos, suporte básico de vida para profissionais de saúde e suporte avançado de vida para médicos e enfermeiros. Além da enfermeira da Qualidade, Érika Dornelas, o trabalho contou com suporte da equipe do SOS Unimed e do seu coordenador, o médico Clorivaldo Corrêa, e da colaboradora Luana Costa, que atua no Telessaúde da Unimed e também é enfermeira. Quando comparados, os resultados das avaliações pré e pós testes realísticos mostram o excelente aproveitamento das turmas. É (re)conhecimento na prática!

"O que mais me chamou atenção foi o entusiasmo das pessoas, um público misto, de profissionais jovens e outros mais experientes, 'contaminados' por esse jeito de cuidar Unimed. Todos preocupados em aprender ou se atualizar. O ponto alto foi a emoção das pessoas em participar de uma atividade como essa, e a importância que elas mesmas reconhecem que têm como porta de entrada da assistência aos nossos beneficiários. O atendimento de urgência e emergência, abordado na capacitação, abre a porta para a sequência de um tratamento e a recuperação de uma vida. Tudo começa com uma ressuscitação cardiopulmonar bem executada, e todos estavam conscientes da absoluta importância de dominar essas técnicas. Todos muito atentos, muito dispostos", destaca o presidente Hugo Borges.

O médico Cristóvão Panconi tem formação em urgência e emergência, mas fez questão de participar do treinamento. "Uma fração de segundos importa muito quando prestamos socorro", avalia, observando a constante necessidade de atualização dos conhecimentos e práticas. O coordenador médico do Núcleo de Atendimento Unimed (NAU) e da Unidade Benfica, Ricardo Botelho, faz coro: "Uma situação de emergência pode acontecer a qualquer momento, e precisamos estar preparados. A capacitação nos relembrou conceitos na prática e nos colocou a par das mais recentes atualizações de protocolos. É o aprender e reaprender".

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Lívia,

sou sua assistente Virtual como posso ser útil?