Hospital Unimed recebe seus primeiros equipamentos clínicos

A última terça-feira (25) trouxe um marco importantíssimo para a história do Hospital Unimed: a chegada dos primeiros equipamentos clínicos. Esse momento representa o start de um processo que deve se intensificar cada vez mais nos próximos meses, com o recebimento de maquinário de diversos outros setores.

A logística de transporte vertical da Tomografia, Ressonância Magnética e Arco Cirúrgico exigiu muita sincronicidade e organização da equipe de Engenharia e Obras. Foram 12 horas de trabalho intenso, e, por conta das dimensões e peso dos equipamentos - que juntos totalizam mais de 9 toneladas -, foi necessário o planejamento prévio de deslocamento de alguns painéis da fachada unitizada, gerando uma abertura lateral a 12 metros de altura, diretamente em uma sala do CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem). Por este vão passaram os equipamentos, içados por uma gaiola movimentada por um guindaste. Vale destacar que a estrutura do prédio foi projetada com lajes especialmente reforçadas nos ambientes que abrigarão os maquinários, garantindo sua estabilidade e segurança. Relembre um pouco do processo de preparação dos ambientes para o recebimento destes equipamentos clicando aqui.

Afora o peso (seis toneladas), que torna a Ressonância Magnética o equipamento mais pesado do Hospital, uma outra particularidade também precisou ser levada em conta no momento de instalação: para evitar perda de gás hélio, elemento químico responsável pelo resfriamento dos ímãs condutores de corrente elétrica, o equipamento demanda um sistema de refrigeração específico e dedicado, que deve ser ativado imediatamente após sua locação no ambiente, exigência que foi prontamente cumprida logo após a acomodação do aparelho em seu local no Hospital.

O equipamento de Ressonância Magnética, fornecido pela GE Health System, vencedora de um robusto processo de concorrência com diversas etapas de avaliação de competência técnica e comercial, possui importantes diferenciais tecnológicos, dentre eles, a abertura (bore) de 70cm, 10cm maior do que os 60 usuais, o que permite uma melhor experiência do paciente no equipamento e consequente aumento da produtividade.

Reforçando o compromisso com a aquisição de um parque tecnológico moderno e capaz de fornecer as melhores respostas está também o Tomógrafo GE, cujo modelo e inteligência estão focados no fornecimento de inicialização rápida, personalização no atendimento e tecnologias nativas voltadas para a prevenção de falhas e precisão nos resultados fornecidos.

Receber tais maquinários é motivo para comemorar. "A chegada dos primeiros equipamentos clínicos é significativa para nós. É uma nova etapa do projeto do Hospital Unimed, na qual vão sendo concluídas as obras para que os esforços se concentrem na montagem dos ambientes", resume o engenheiro Thiago Vilela.

Nos meses de outubro e novembro, a expectativa fica por conta da chegada do Raio-X e equipamentos da Central de Materiais Esterilizados e Laboratório.

Acompanhe nossos canais para saber mais sobre esse e outros marcos do processo de conclusão das obras, instalações e montagem do seu Hospital Unimed.

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Lívia,

sou sua assistente Virtual como posso ser útil?