Hospital Unimed: equipe de ativação monta processos de gestão da unidade

Operar com procedimentos sólidos, bem estruturados e detalhados faz parte da essência do Hospital Unimed. Por isso, os processos de gestão já estão sendo desenvolvidos com minúcia pela equipe de ativação, atualmente formada por mais de 50 profissionais, entre próprios, de suporte da operadora e consultorias especializadas. Esse time, que começou a se constituir em janeiro deste ano, atua nas instalações do Hospital sob uma gestão local e matricial com a operadora, e tem como objetivo proporcionar uma prestação de serviços fluida, otimizada e alinhada ao Jeito de Cuidar Unimed.

Principais entregas da equipe de ativação

A equipe de ativação do Hospital Unimed conta com a liderança de dois responsáveis técnicos, além de representantes dos setores de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Unidade de Internação Cirúrgica (UI), Centro Cirúrgico (CC), CME (Central de Materiais Esterilizados (CME), Centro de Infusão, CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Laboratório, Farmácia, Recepção e Autorização, Rouparia, Contabilidade, Fiscal e Custos, Financeiro, Faturamento, Almoxarifado, Qualidade, Comunicação e Marketing, Departamento Pessoal, Tecnologia da Informação (TI), Compras, Recursos Humanos, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Os esforços da equipe estão direcionados para entregas divididas em duas grandes frentes de atuação:

Núcleo de Gestão e Qualidade

  • desenho dos macroprocessos
  • validação dos equipamentos clínicos com apoio de consultorias especializadas
  • dimensionamento de material, insumos e pessoal
  • construção de Procedimentos Operacionais Padrão
  • desenvolvimento de matrizes de risco
  • criação do Núcleo de Segurança do Paciente
  • composição de indicadores de desempenho da operação
  • criação de comissões, políticas e regimento

Tasy (Sistema informatizado de integração de informações)

  • aderências e parametrizações de módulos de assistência e apoio
  • integrações entre o sistema e os equipamentos
  • testes e treinamentos pré-operação

Consultorias especializadas

Para trazer ainda mais confiabilidade às atividades, muitos dos desenhos processuais foram traçados com o apoio de consultorias especializadas.

Levantamento de instrumental para caixas cirúrgicas, desenvolvimento do parque tecnológico, mapa de ativação do hospital e aquisição de equipamentos clínicos foram alguns dos serviços que contaram com o apoio de profissionais com vivência de mercado e expertise focada nesta etapa do processo.

Modelo de Coworking

Uma sala, de aproximadamente 70 metros quadrados, com estações de trabalho dispostas em "U": olho no olho, foco no objetivo.

A mudança na estrutura aconteceu com a ajuda de cada um dos membros do time, e está alinhada ao modelo de gestão que será utilizado no Hospital: setores integrados, trabalhando de forma cooperativa para oferecer, muito em breve, um atendimento totalmente humanizado e pautado na contínua melhoria, na excelência e na empatia.

Assim vem sendo a rotina da equipe que trabalha na construção dos processos internos do Hospital Unimed.

Entenda melhor

O portal Coworkingbrasil.org define o termo como um "movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e colaborativa".

E no Hospital, isso não é diferente. A intenção é proporcionar interação e compartilhamento de informações entre cada setor, criando uma equipe-base totalmente entrosada e alinhada.

Acompanhe os processos do seu Hospital Unimed, em todos os detalhes, em nossos canais de comunicação.

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Lívia,

sou sua assistente Virtual como posso ser útil?